Projetos IGEDES em Angra dos Reis recebem certificação ONA nível 1

No dia 14 de novembro, o Hospital Maternidade Angra dos Reis (HMAR), a Instituição de Longa Permanência para Idosos da praia do Retiro (ILPI), e o Centro de Especialidades IGEDES no Parque das Palmeiras (CE), receberam a última visita para acreditação ONA nível 1.

Com foco na segurança do paciente, as unidades IGEDES de Angra dos Reis passaram por uma avaliação detalhada através do IQG (Instituto Qualisa de gestão) com uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.

A ONA certifica instituições que alcançam os melhores padrões de qualidade e segurança em saúde, seguindo rigorosamente procedimentos e metodologias reconhecidas nacional e internacionalmente. Desde 1999, a organização trabalha para que instituições em todo o país adotem práticas de gestão eficientes e cuidados assistenciais que elevem o padrão de atendimento ao paciente.

Nos últimos anos, instituições públicas brasileiras vêm ganhando destaque no cenário internacional, figurando no ranking dos melhores hospitais do mundo, elaborado pela revista Newsweek. Entre essas unidades, quatro possuem acreditação da ONA, um reflexo da relevância e do reconhecimento da metodologia brasileira. A ONA também é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), reforçando sua credibilidade global.

Um marco importante para Angra dos Reis é que a ILPI se tornou a primeira instituição do segmento no país a conquistar esse alto grau de certificação.

Durante a visita, os avaliadores do IQG (Instituto Qualisa de gestão), responsável pela aplicação da metodologia ONA, apresentaram pontos fortes e oportunidades de melhoria de cada projeto

HMAR: Referência no atendimento à população local. Importantes investimentos em estrutura. Desenvolvimento de projetos sociais extramuros.

ILPI: Equipe atuante, acolhedora e presente no cuidado diário. Programação contínua de atividades que fortalecem a convivência e a integridade dos residentes. Estrutura acessível, organizada e diferenciada.

CE: Referência em atendimento para a população local. Investimentos estruturais que ampliaram conforto e qualidade para os pacientes. Profissionais comprometidos com a excelência no cuidado.

Os avaliadores destacaram ainda o impacto humano do trabalho desenvolvido nas unidades, a emoção de ver o SUS em destaque. Vivendo e conhecendo isso tão profundamente, apontam, a vontade, o amor e a dedicação que não tem preço.

A médica e diretora executiva do HMAR, Patrícia Neves, emocionou-se ao falar sobre o resultado: “Isso é por vocês. Eu sou instrumento vivo desse movimento, mas não faço nada sozinha. O apoio do IGEDES foi importantíssimo por acreditar que éramos capazes. Mais uma vez, mostraram que Angra dos Reis é especial. Cada grupo cumpriu suas tarefas do seu jeito para que esse resultado fosse possível. Agora, vamos em frente com a certeza de que ainda temos muito a fazer. Mas foi emocionante ver as pessoas realmente acreditando que éramos capazes.”

O resultado da avaliação consolida o compromisso do IGEDES e das equipes de Angra dos Reis com a qualidade, a segurança e a humanização do cuidado. A certificação ONA reforça não apenas a evolução estrutural e técnica das unidades, mas sobretudo o comprometimento diário dos profissionais que sustentam o atendimento à população. Com os novos desafios desta etapa, as instituições seguem avançando para oferecer serviços cada vez mais eficientes, acolhedores e alinhados aos melhores padrões de assistência pública do país.