Palestra sobre diabetes tipo 1 acontece no Getulinho

Desmistificando tabus e informando profissionais de saúde, uma palestra sobre o manejo do diabetes tipo 1 foi realizada no Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, referência em pediatria no Rio de Janeiro. Paulo Eduardo Batista, nutricionista e educador físico, falou sobre a estratégia de ouro para o controle glicêmico, baseada na contagem de carboidratos e na aplicação de insulina.

A meta é evitar episódios de hiperglicemia e hipoglicemia nos pacientes, bem como problemas vasculares.

Na palestra, Paulo explicou a reação dos alimentos no corpo, a checagem dos rótulos, a prática de atividades físicas, o uso de medicações e os equipamentos tecnológicos que estão surgindo. Entre eles, citou o aplicativo iGlicho, que faz o acompanhamento dos carboidratos dos alimentos de forma automática, com o auxílio de um médico.

Foi também uma oportunidade para detalhar cada tipo de insulina: basal, regular, rápida e ultrarrápida. Além disso, a palestra se tornou uma importante fonte de educação em saúde, que deve incentivar as equipes de profissionais a aprimorar o manejo das pessoas com diabetes dentro da instituição.

O Getulinho, prezando pelo acolhimento pediátrico de pessoas com diabetes, conta com o grupo recém-nomeado “Diabetes entre nós”, que se reúne toda última quinta-feira do mês para troca de experiências, além do atendimento rotineiro realizado no hospital.

 

Rolar para cima