PADI do Hospital Albert Schweitzer realiza a 1ª Oficina Educativa

Na manhã de ontem (22/10), o auditório do Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, recebeu a 1ª Oficina Educativa promovida pelo Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI).

Os profissionais das equipes tiveram a oportunidade de entender melhor as atribuições do programa, com destaque para a reabilitação e os cuidados paliativos.

A médica Patrícia Azevedo iniciou declarando: “Nós entramos nas casas das pessoas e precisamos entender que cada paciente tem sua história. Precisamos também dar importância às famílias dos pacientes, respeitar suas emoções e suas condições. Tem uma frase do primeiro livro que li na vida, O Pequeno Príncipe, que adoro: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Tudo de bom que semeamos, iremos colher. Tudo que vocês estão investindo, seja tempo, dinheiro, energia, nada disso é em vão. Acredite”.

Outro tema relevante abordado foi o acesso seguro às residências dos pacientes, pois o PADI consegue acessar locais que, muitas vezes, as clínicas da família não conseguem, por serem áreas de conflito.

A assistente social do programa Tatiane Costa trouxe para o encontro os tipos de violência, como física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. A assistente social alertou que os profissionais a serviço do PADI devem estar atentos ao que observam nos domicílios e, explicou ainda, como proceder o preenchimento da ficha SINAN, para notificação de casos de violência.

Outro dado alarmante que Tatiane Costa trouxe é que a Mulher é a maior vítima de violência psicológica, em seu próprio lar.

O evento ainda teve a palestra da fisioterapeuta Fabiane, falando sobre a importância da intervenção fisioterapêutica na paralisia cerebral na Atenção Domiciliar; e palestra com Vanessa Moreira sobre os princípios da auriculoterapia.

Também foi oferecida uma estação para relaxamento com reflexoterapia e quiropraxia.

A supervisora do PADI – Hospital Albert, Viviane Oliveira, orgulha-se da equipe multidisciplinar que tem: “Esse encontro está sendo muito importante. Somos uma equipe coesa e unida, até nossos motoristas são preparados e nos dão total apoio. Aqui, todos têm potência e conhecimento para fortalecer, cada vez mais, o PADI”.