Hoje (17), os pacientes do PADI da base Hospital Pedro II receberam a visita do Papai Noel, uma iniciativa da fisioterapeuta Elaine Araújo, que teve como objetivo levar acolhimento e proporcionar um momento diferente às crianças atendidas na unidade durante o período natalino.
A fisioterapeuta teve a ideia quando ainda realizava atendimentos no Morro do Juramento, na zona norte do Rio. Em conversa com a mãe de uma paciente, Elaine soube que o sonho dela era ter uma árvore de Natal para celebrar a data em família. Segundo o relato, a mãe não tinha ânimo para comemorar o Natal devido à falta de reação das filhas diante da data comemorativa. Sensibilizada, a fisioterapeuta adquiriu uma árvore de Natal para a família e realizou a entrega.
Após esse gesto, foi possível perceber uma mudança na reação das crianças, que demonstraram alegria com a árvore, assim como a própria mãe. Naquele mesmo ano, Elaine decidiu se vestir de Papai Noel e registrar o momento com as crianças. Desde então, passou a repetir a ação anualmente, entregando presentes singelos às crianças que atende. Atualmente, a iniciativa segue sendo realizada no PADI – Pedro II.
A ação contou com o apoio da equipe multidisciplinar, que se mobilizou para que esse momento pudesse acontecer. A participação conjunta dos profissionais reforça a importância do trabalho em equipe e do cuidado que vai além do atendimento domiciliar em saúde.
Durante a visita deste ano, foram visitados os pacientes Hadassa Alves Gomes, João Victor da Conceição Carello e Maitê Christine Loretti.
Para a fisioterapeuta, a ação tem um significado especial: “As crianças que tinham reação demonstravam alegria ao ver o Papai Noel, e aquelas que não conseguiam interagir, as famílias reagiram por elas. Foi um momento muito especial para mim também. Neste ano, tive a ajuda da nossa equipe multidisciplinar com os presentes e, enquanto eu estiver no PADI, pretendo continuar realizando essa ação junto com a equipe”, afirmou Elaine Araújo.







