Nomes que mais aparecem nos registros de bebês no HMAR em 2025

Desde março de 2022, mais de 6 mil bebês nasceram no Hospital Maternidade de Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca (HMAR). Junto com cada nascimento, vêm também as escolhas dos nomes, e alguns aparecem com destaque nos registros, revelando tendências marcadas por significados simbólicos, fé e delicadeza.

No topo da lista dos nomes masculinos mais comuns estão Ravi, Miguel e Theo, incluindo variações compostas como Ravi Lucca e Ravi Lucas.

Ravi, de origem indiana, significa “sol”, uma escolha que remete à luz e ao brilho desde os primeiros dias de vida.      

Miguel, tradicional e muito usado, de origem hebraica, traz a pergunta retórica: “Quem é como Deus?”, indicando a incomparabilidade do divino. O nome carrega um senso de proteção, liderança e coragem.

Theo, com raízes gregas, e é comumente uma forma abreviada de nomes como Theodoro ou Theófilo. Deriva de “theos”, que significa “Deus”. É um nome curto e moderno associado a significados como “divino”, “de Deus” ou “presente de Deus”

Do lado feminino, os nomes mais frequentes no HMAR são Alice, Helena e Laura, incluindo variações compostas como Maria Alice, que também aparece com destaque nos registros.

Alice, tem origem germânica e significa “de qualidade nobre” ou “de linhagem nobre”. Também pode ser associado a termos como “verdadeira”, “sincera” ou “a que protege”.

Helena, de origem grega, significa “tocha”, “luz brilhante” ou “a reluzente”. Famosa na mitologia grega, o nome representa beleza, luminosidade e uma presença marcante.                      

 Por fim, Laura, O nome Laura vem do latim “laurus”, que significa “loureiro” ou “ramo de louro” (planta usada na Antiguidade para coroar os vencedores, heróis e sábios.). Assim, o nome é associado a significados como “Vitoriosa”, “triunfante”, “coroada de louros”.

Essas escolhas vão além de simples tendências. Elas revelam os valores, referências culturais e sentimentos das famílias que, ao nomear seus filhos, também compartilham esperanças, crenças e homenagens. Cada nome registrado traz histórias, significados ou mensagens de força, luz, nobreza e fé. O que se observa no HMAR é um retrato da identidade de uma geração que chega ao mundo cercada de simbolismo e carinho.

Rolar para cima