Na tarde de hoje (22/04), o Super Centro recebeu a visita do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na companhia do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Saúde Daniel Soranz.
Na chegada ao Super Centro, o Ministro vacinou Tia Surica, sambista e presidente de honra da Portela. Logo em seguida, conheceu a ótica do Hospital do Olho, onde recebeu, simbolicamente, os óculos número 55 mil.
A comitiva do ministério conheceu no segundo andar o Centro de Especialidades Odontológicas, o maior em produção do país, deixando o Ministro impressionado com os números e equipamentos.
Já no terceiro andar, o ministro, autoridades da saúde do Rio e o prefeito foram recebidos por mais de 60 participantes do Programa Seguir em Frente.
O residente do Programa Seguir em Frente, da unidade de acolhimento Dona Ivone Lara, em Cascadura, Denilson dos Santos fez questão de falar ao ministro seu sucesso com apoio do Programa: “Este programa me deu a oportunidade que jamais imaginei na vida. Passei para psicologia na Unisuam. Sou uma pessoa renovada. Eu cheguei um Denilson e estou saindo outro. Agradeço a todos os monitores, a todo o corpo técnico, pois são pessoas maravilhosas, são minhas referências, que me deram a oportunidade para seguir em frente e voltar à sociedade”.
No final da visita, o Ministro Alexandre Padilha elogiou a aplicação dos recursos da pasta na Saúde no Rio de Janeiro, citando ser a Atenção Primária do Rio a mais eficiente do país, tanto que o ministério tem como Secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luísa Caldas que, até recentemente, fazia parte da equipe de Daniel Soranz.
“É exatamente esse modelo inclusivo aqui exposto no Super Centro que o Presidente Lula quer que se faça em todo o país. Aqui é um modelo muito bem sucedido, com mais de 2 milhões de procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. Além da significativa redução de tempo de espera para uma consulta de especialista. Foi apresentado aqui um projeto novo de diálise peritoneal, que facilita a vida de pacientes que dependem deste tratamento. Vamos ampliar a pareceria com a prefeitura do Rio e apoiar a criação de mais dois Super Centros”, comentou Alexandre Padilha.
O ministro também exaltou o desempenho do Rio nas campanhas de vacinação, reafirmando a importância da vacinação da Influenza para o combate à bronquiolite.
O prefeito, ministro e secretário de saúde recepcionaram 54 novos profissionais do Programa Mais Médicos. “Dobramos de tamanho o Programa Mais Médicos, que é responsável por levar saúde preventiva e reduzir custos de internação. O impacto nos serviços de saúde será duas vezes maior. São 26 mil atuando no país, vamos aumentar para chegar a 28 mil médicos”, declarou Alexandre Padilha.








