Horta como terapia no Hospital Raphael de Paula Souza

Na ala de Saúde Mental do Hospital Municipal Raphael de Paula Souza, em Curicica, uma pequena horta no jardim interno foi adotada como terapia.

A iniciativa foi da diretora da unidade, Neise Villar, para tirar alguns pacientes do ócio. A própria diretora forneceu insumos para o projeto.

“Este setor exige uma atenção diferenciada e para tal buscamos essa linha terapêutica. Vi um projeto parecido num CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), achei a ideia ótima e a direção do Hospital Raphael abraçou a ideia, junto com os setores de Manutenção e Jardinagem”, informou a coordenadora de Saúde Mental da unidade, Claudia Cristina Anacleto Coelho.

Horta terapêutica é uma oficina e um espaço de cuidado dentro dos CAPS onde o cultivo de plantas, hortaliças e ervas é utilizado como parte do tratamento de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais.

Além da horta, a ala de Saúde Mental do hospital tem pinturas de painéis. Tudo começou com a ideia da direção em dar mais cor à área com os próprios pacientes participando da pintura da unidade, dando cor e ares mais alegres à unidade que é referência em tratamento de doenças infecto contagiosas.