O Dia das Crianças não passaria despercebido em uma unidade de saúde pediátrica. E, realmente, não passou. O Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, recebeu duas contadoras de histórias para narrar o conto da Chapeuzinho Vermelho no formato de fantoche. Maíra Carrara e Tania Hames atuam na Biblioteca Popular do Campo de São Bento e alegraram as crianças do Getulinho na manhã da quarta-feira (15).
Segundo Maíra, a escolha por Chapeuzinho é que ela transmite valores significativos para as crianças, instruindo sobre o senso de perigo, o cuidado pessoal, a obediência aos pais e o carinho com os avós.
Além da história, cujos bonecos em fantoche foram confeccionados na própria Biblioteca por um grupo voluntário de idosos, a garotada brincou com canções “A moça e a mosca”, uma outra derivada da história de “João e Maria” e fizeram a dança do galo. No final, uma das crianças protestou: “acabou rapidinho”. Era o sentimento de todos os presentes, empolgados que estavam com as dinâmicas.
E no próprio domingo (12), que se comemora o Dia das Crianças, o Getulinho recebeu três grupos: as trupes Mutirão do Bem e Achei Graça vieram trazendo diversão e brinquedos; bem como o grupo de voluntários formado por Yuri de Abreu Ramos, Thiago Madeira de Aguiar e Rodinei Peres.
Destacando-se entre as demais crianças que receberam os mimos, uma delas que tem deficiência física, durante a atuação do Mutirão do Bem, demonstrou enorme felicidade ao receber o brinquedo. Ele e a mãe estavam radiantes.
O Getulinho, referência em pediatria no estado do RJ, está de braços abertos para receber voluntários em suas dependências.
Bibliotecas Populares em Niterói – A rede de leitura em Niterói contempla 6 bairros. Além deste em Icaraí, Jurujuba, Fonseca, Barreto, Centro e Ilha da Conceição também tem suas unidades. A Biblioteca do Campo de São Bento tem página no Instagram: @bibpopanisio









