O Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho), de Niterói, esteve presente no 14º Seminário ABRASCÃO, de Saúde Coletiva, em Brasília, que reuniu gestores, trabalhadores e estudantes de saúde de todo país.
O hospital pediátrico esteve muito bem representado por Clarice Cunha, coordenadora da Educação Permanente e Janiciene Silva, coordenadora de Qualidade.
Clarice apresentou o trabalho “Bem Te Vi: Autoestima e Cirurgia Plástica em Crianças e Adolescentes” tratando do mutirão de procedimentos cirúrgicos que aconteceu no hospital voltados a questões de aparência das crianças e adolescentes – como orelha de abano, sexto dedo, dedo colado e queloide.
A equipe de Psicologia foi convidada, pela equipe do Centro Cirúrgico e da Dermatologia, para lidar com as questões envolvendo o bullying desses pacientes, através de atividades em grupos de discussão, desenhos, recortes e atenção aos interesses deles.
Já Janiciene apresentou seu trabalho de dissertação do mestrado: “Obesidade infantil e Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIMJ-P): Um sinal de alerta para a saúde da criança”. Os fatores de riscos e desfechos graves foram estudados. Na apresentação, foi comprovado que crianças obesas tiveram menor resposta imune com a Covid-19, tornando-se, portanto, um grupo vulnerável nas complicações do Coronavírus.
Nesta linha, outro trabalho exposto pelo Getulinho foi o de combate à pandemia. De nome “Do Enfrentamento à Inovação: Melhorias em um Hospital Pediátrico Após a Covid-19”, o pôster relatou a experiência de adequação do hospital neste cenário, adotando estratégias como separação física do hospital daqueles que estavam com problemas respiratórios e a adoção de novos fluxos e protocolos assistenciais e logísticos, diminuindo a contaminação cruzada.
É bom ressaltar que a saúde de Niterói estava valorizada no evento, com muitos profissionais presentes.
“O Congresso é muito importante, vemos que tem gente de todos os estados do Brasil – todos tinham representantes ali, de secretarias federais, estaduais, municipais… – além de estudantes. Trazendo temáticas que fortalecem a Saúde Coletiva como um todo”, elogiou Janiciene, citando a gama de assuntos expostos.






