Em decorrência dos recentes casos confirmados de sarampo no estado do Rio de Janeiro, Niterói acompanha a campanha nacional de vacinação da tríplice viral que além do sarampo, combate a caxumba e a rubéola.
Na campanha, além das unidades de saúde da Atenção Primária em que as vacinações ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está levando equipes de imunização para dentro das demais unidades de saúde e nas escolas municipais.
Dentre a rede hospitalar, o Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) foi o primeiro a ofertar as vacinas para seus profissionais, na segunda (14) e na terça (15). Além da tríplice viral, a imunização mais recente contra a Gripe/Influenza também foi aplicada.
“A vacinação dos profissionais de saúde é muito importante para a proteção dos mesmos contra as doenças infectocontagiosas e que são imunopreveníveis. Especialmente os funcionários do Getulinho, um hospital pediátrico, pois as principais causas de atendimento das crianças nessa época do ano são as doenças respiratórias, incluindo a infecção pelo Influenza”, pontuou a diretora do Getulinho, Julienne Martins.
Podendo ser aplicado uma em cada braço, e de forma indolor, as vacinas contra o Sarampo e contra a Influenza, dentro do próprio ambiente de trabalho, tiveram excelente recepção pelos profissionais. O engenheiro civil, Renan Mendes, responsável pela infraestrutura do hospital, relacionou manter as vacinas em dia com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): “O uso correto de EPIs, aliado à imunização, cria uma barreira eficaz contra agentes patogênicos, garantindo a segurança tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes. É imprescindível que todos estejam vacinados e utilizem os EPIs corretamente, contribuindo para um ambiente mais seguro, saudável e livre de riscos”.
“A proteção dos nossos profissionais é fundamental para o controle desta doença que oferece grande risco para a população”, finalizou a diretora Julienne.






