Equipe do PADI reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero

O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Verde, uma iniciativa voltada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, um dos tipos de câncer mais incidentes entre as mulheres no Brasil. De acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para cada ano do Triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de colo do útero, quando identificado precocemente, apresenta altas chances de tratamento e cura. Para isso, a principal estratégia de prevenção é a realização periódica do exame citopatológico, conhecido como Papanicolau, que permite detectar alterações nas células do colo do útero antes mesmo do surgimento de sintomas. A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres entre 25 e 64 anos, que já iniciaram a vida sexual, realizem o exame regularmente, conforme orientação da equipe de saúde.

Dentro das ações do Janeiro Verde, foi realizada uma orientação pelo PADI (Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso) base Hospital Municipal Pedro II, através das enfermeiras Raphaela Canuto, Juliana Jerônimo e Suellen Napoleão, com material informativo elaborado pela própria base e em conjunto com a equipe multidisciplinar, sobre os sinais de alerta e principais causas do Câncer de Colo de Útero. A ação também foi compartilhada no Safety huddle do Hospital Municipal Pedro II com as coordenações da unidade e com o suporte da Direção do Hospital.

Ao longo das visitas domiciliares aos pacientes atendidos pelo PADI- Pedro II, cuidadores também foram abordados. Um relato importante foi da cuidadora Sra. Adriana, ressaltando a relevância da prevenção do câncer de colo do útero e da realização periódica do exame preventivo. Durante a conversa, a cuidadora relatou estar há aproximadamente oito anos sem realizar o Papanicolau, situação comum entre muitas mulheres que, por diversos motivos, acabam adiando o cuidado com a própria saúde.

Após receber as orientações da equipe, a cuidadora informou que irá procurar a Unidade de Atenção Básica para realizar o agendamento do exame e dar início ao acompanhamento necessário. A ação reforça que o cuidado deve alcançar não apenas os pacientes atendidos, mas também quem está diretamente envolvido no processo de cuidado diário.

A campanha Janeiro Verde reforça que a informação e o acesso aos serviços de saúde são fundamentais para a redução dos índices da doença. Pequenas atitudes, como manter os exames em dia e buscar orientação profissional, podem salvar vidas e promover mais qualidade de vida para as mulheres.