Doutores da Alegria animam o Carnaval no Getulinho

Mostrando que ter um atendimento de excelência também combina com espaço para diversão, os Doutores da Alegria realizaram, na última quarta-feira (11), um grande baile de carnaval que já virou tradição, a folia veio acompanhada de sorrisos, música e muita cor pelos corredores do Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho – referência em pediatria no estado do Rio de Janeiro.

Com formação de quatro palhaços-doutores, os setores do hospital foram encantados por cantorias, risadas e brincadeiras. Os olhos dos pacientes brilhavam e seus pais ou acompanhantes também se iluminavam pelos festejos, que contagiou até os profissionais do hospital.

A palhaçaria, que está presente duas vezes por semana no hospital, veio caprichada para essa espécie de bloco de carnaval: instrumentos musicais e fantasias de seres marítimos, como tubarão e polvo.

Fantasiado de molusco, o palhaço Totó (Marcos Camelo) fez a chamada: “Estamos trazendo um pouco de alegria para quem está hospitalizado, para não ficarem de fora da festa”, celebrou.

“Conseguimos ver como eles trazem uma leveza e uma alegria, como o próprio nome já diz. O ambiente hospitalar, por si só, tem uma tendência de trazer um pouco mais de frieza e ansiedade para as famílias e para os pacientes. Então, momentos como esses fazem total diferença no tratamento dos nossos pacientes”, comemora Pâmella Costa, diretora técnica-assistencial do Getulinho. Segundo ela, alguns pacientes com interação prolongada tiveram sua permanência encurtada, possivelmente com ajuda dos efeitos da atuação dos palhaços.

Entre um refrão de marchinha e outro, o que se vê é mais do que entretenimento, é cuidado que também passa pelo emocional. No Getulinho, o Carnaval mostrou que alegria também pode ser parte do tratamento.