Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça alerta sobre riscos do tabagismo

No dia 29 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, um momento para refletir sobre os impactos do tabagismo na saúde e reforçar a importância da prevenção. Se antes a preocupação se concentrava no cigarro tradicional, hoje o alerta também inclui os cigarros eletrônicos, que vêm se tornando cada vez mais comuns entre os jovens.

Embora sejam vendidos como uma opção “menos nociva”, os eletrônicos também contêm nicotina e substâncias tóxicas, capazes de causar dependência, doenças respiratórias e cardiovasculares. Além disso, aumentam o risco de levar ao consumo de cigarros convencionais.

Para ajudar quem deseja parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país oferece acompanhamento especializado, com programas como o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que inclui apoio médico, psicológico e até medicamentos. Essas iniciativas têm feito a diferença na vida de muitas pessoas que buscam mais saúde e qualidade de vida. Para maiores informações procure uma unidade da Atenção Primária (Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família) mais próxima de sua residência.

Mais do que uma data simbólica, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é um convite para repensar hábitos e cuidar do futuro. E o SUS tem o firme compromisso com a saúde coletiva: prevenir e cuidar.

Rolar para cima