Dia do Médico: café especial, massoterapia e aromaterapia

Antecipando o Dia do Médico, comemorado no sábado (18), o Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, realizou alguns mimos durante toda a semana para a equipe médica desta unidade que é referência em atendimento pediátrico no estado do Rio de Janeiro.

Durante toda a semana foi oferecido um café da manhã especial para as equipes. Além disso, prezando o bem-estar dos mesmos, o massoterapeuta Hugo Fraga prestou seus atendimentos na terça-feira (14), usando dispositivos como cromoterapia (utilização de luzes coloridas) e digitopuntura (que usa dedos ao invés das agulhas). Durante as sessões de massagem, Hugo trouxe uma dica valiosa, que todos podem exercitar com a ajuda do outro, realizando com as mãos um movimento anti-horário em algum ponto do corpo dolorido e assim reduzir a sua dor. Outra massoterapeuta, Ana Castedo, na quinta-feira (16) também realizou a técnica do escalda-pés: “é importante para evitar aliviar a correria do dia a dia e o estresse”. Já na sexta-feira (17), foi a vez do massoterapeuta Jorge Maciel aliviar a tensão dos médicos.

Paralelamente, a farmacêutica Claudia Soares, realizou aromaterapia com os presentes, utilizando óleos essenciais extraídos de plantas que promovem bem-estar físico e emocional. Ao serem inalados ou aplicados na pele, estimulam partes do cérebro ligadas às emoções e à memória. “A técnica busca aliviar sintomas como estresse, ansiedade, insônia e dores musculares”, afirmou. Cada óleo possui propriedades específicas: lavanda para relaxamento, hortelã para energia, eucalipto para congestão, por exemplo. Ela complementa que é uma terapia complementar, não substitui tratamentos médicos convencionais.

Os médicos eram só elogios por essa atenção especial. Segundo a pneumopediatra Liliane Nascimento. “Num hospital estamos sempre sob um grau de estresse. Os pais chegam preocupados e ansiosos com seus filhos… Nós médicos também temos a preocupação de acertar e fazer o melhor possível”, afirmou.

 Segundo ela, ter um intervalo para respirar, esvaziar um pouco a cabeça, e relaxar é sempre muito bom. “Voltamos ao atendimento bem mais tranquilos e energizados. Além do sentimento de gratidão pelo reconhecimento da chefia do nosso trabalho e que também precisamos de vez em quando de um carinho, uma atenção”, concluiu.

 A diretora do hospital, Juliènne Martins, assim saudou a data: “Esse ano, no Dia do Médico, queríamos reconhecer e agradecer por todo o compromisso, sensibilidade e dedicação que os médicos demonstram todos os dias em prol das nossas crianças e adolescentes. Para comemorar esta data especial, o café e os momentos de relaxamento e bem-estar foram pensados especialmente para quem dedica sua vida a cuidar da vida”.

 Dia do Médico – A data foi escolhida por ser o dia de São Lucas, que era médico e apóstolo de Jesus. Segundo a tradição, ele foi um dos escritores do Novo Testamento, além de ser músico, pintor e historiador. No Brasil, a data passou a ser celebrada por conta de Eurico Branco Ribeiro, médico e jornalista paraense, que instituiu o dia. Outros países como Portugal e França também comemoram no dia 18 de outubro.

Rolar para cima