Começou, no Getulinho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Nos dias 05 e 09 de maio, o Getulinho estará promovendo a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

O diretor administrativo do Hospital Getúlio Vargas Filho (o Getulinho), Anselmo Carvalho, fez a abertura do evento citando um comparativo entre o Getulinho e a primeira SIPAT: “A primeira foi normatizada em 1953 e o Getulinho teve sua primeira pedra fundamental instituída em 1953, já sua inauguração foi em 1954, ou seja, a SIPAT e o Getulinho caminham juntos!”. Anselmo também comentou ser fundamental a SIPAT em qualquer unidade hospitalar, para o engajamento e união dos colaboradores e consequente melhora no atendimento aos pacientes.

No primeiro dia, a consultora jurídica e advogada Cíntia Possas esclareceu, para cerca de 30 representantes de cada setor, pontos importantes que devem ser adotados para um efetivo ambiente de trabalho seguro e saudável.

A consultora deu destaque à saúde mental do trabalhador, que aliás faz parte do tema da SIPAT 2025: Saúde mental, bem-estar, ergonomia, segurança no trânsito, sustentabilidade e inclusão.

Outro ponto de destaque citado foi a busca por um ambiente de trabalho respeitoso, com empatia e solidariedade, livres de assédio moral, assédio sexual e discriminações.

“Um ambiente saudável perpassa tanto pela saúde física, quanto mental”, citou a advogada. “O assédio moral é o tema mais abordado neste tipo de palestra. Ele não acontece só do superior para com seus colaboradores, pode ocorrer o inverso, de colaboradores para com um novo chefe, ou até entre profissionais na mesma posição numa empresa. É importante saber identificar, porque pode trazer prejuízo à saúde psíquica e física do indivíduo, pois questões emocionais acabam afetando a saúde física e prejudicando o ambiente de trabalho”, complementou Cíntia Possas.

O Assédio desestabiliza o emocional e o profissionalismo do indivíduo, trazendo desarmonia no ambiente de trabalho; manifesta-se de diversas formas, como em comportamento, palavras preferidas, atos, gestos e escrita. Também traz prejuízo estrutural à empresa, órgão ou instituição, bem como processos judiciais e multas.

A prevenção e a empatia devem ser sempre adotadas. A consultora recomendou sempre oferecer capacitações e treinamentos, adotar diálogo constante, avaliação de desempenho e, principalmente, valorizar os canais de denúncia.

Rolar para cima