Hoje, sábado (25), o Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca fez uma grande caminhada pelas ruas do Centro de Angra dos Reis celebrando o Outubro Rosa.
Cerca de 100 pessoas, entre funcionários e população, desfilaram pelas ruas históricas para conscientizar que a prevenção e os cuidados com a saúde são primordiais no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
No triênio de 2023 a 2025, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que o Brasil registrou 73.610 novos casos de câncer de mama por ano. O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil.
O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é outra questão de saúde pública relevante no país, embora com números de incidência e mortalidade diferentes do câncer de mama. Apesar de ser uma doença com alto potencial de prevenção e cura, o câncer de colo do útero ainda causa um número significativo de óbitos.
“Agradecemos as pessoas que abriram mão do lazer para estar aqui, num sábado ensolarado, esta caminhada que representa muito mais que um momento simbólico: é uma maneira da gente mostrar a força da prevenção e reforçar a importância do cuidado da mulher”, declarou Patricia neves, diretora executiva do HMAR.
É importante ressaltar o papel fundamental do ambulatório do HMAR, oferecendo atendimento em mastologia, ginecologia, exames e acompanhamento necessário para diagnóstico precoce e tratamento adequado.
O HMAR, com a caminhada, convida a todas as mulheres para que cuidem da saúde, façam os exames preventivos e busquem atendimento a qualquer sinal anormal.
A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis vem investindo em políticas públicas para a saúde e bem estar da população, na atenção básica e em atendimentos de especialidades médicas dos usuários do SUS. Em 2024, o HMAR inaugurou o HMulher, hospital com serviços de saúde para as mulheres e que faz parte da rede pública de saúde de Angra.
E os homens? Sim, podem ter câncer de mama, embora seja uma condição rara. Por ser menos comum, o diagnóstico em homens muitas vezes ocorre em estágios mais avançados da doença.
Vários homens também participaram da caminhada, como o Secretário de Saúde do município, Rodrigo Ramos, e o vereador Kelven da Saúde.
A diretora de Enfermagem do HMAR, Maria Cavalcante, caminhou ao lado de sua netinha, já ensinando a importância do cuidado com a saúde. “Hoje, o HMAR dá mais um passo em prol da saúde das mulheres em Angra dos Reis, nesta primeira caminhada em referência ao Outubro Rosa. Isso demonstra que o HMAR não está atuando apenas nas suas instalações, está indo até a população com ações extramuros; indo às ruas e mostrando que a unidade tem cuidados especializados para as mulheres”, informou Maria Cavalcante.
O HMAR está equipado com mamógrafo e ultrassom, equipamentos modernos e fundamentais no diagnóstico e tratamento de doenças. Mas o importante é sempre fazer exames e consultas de rotina. E não esquecer que a prevenção salva.

















