Terapia Comunitária Integrativa no HMAR, como espaço de escuta e fortalecimento da saúde mental

O Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca (HMAR) promove mensalmente a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), uma prática reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que fortalece a saúde mental por meio da escuta, do acolhimento e da partilha de experiências.

A Terapia Comunitária Integrativa é um espaço coletivo de cuidado, onde os participantes compartilham vivências relacionadas a questões que, muitas vezes, estão na origem do adoecimento mental, como ansiedade, estresse, tristeza profunda, dificuldades no sono e desafios emocionais enfrentados em diferentes fases da vida.

Criada na década de 1980 pelo psiquiatra e antropólogo brasileiro Dr. Adalberto Barreto, a TCI surgiu com o objetivo de oferecer um cuidado acessível, humanizado e comunitário em saúde mental, especialmente em territórios marcados por vulnerabilidades sociais. A prática valoriza o saber popular, o fortalecimento dos vínculos e a construção coletiva de soluções.

De acordo com Janaína Nascimento, terapeuta comunitária responsável pela condução das rodas, a TCI possibilita que as pessoas reconheçam sua própria força a partir da troca com o outro.

“As rodas são oportunidades de autocuidado, criação de redes de apoio mútuo e reconhecimento de habilidades e competências adquiridas ao longo da vida”, explica.

A co-terapeuta Luana Melo reforça que o ambiente das rodas é construído com respeito, empatia e cuidado.

“Na TCI criamos laços de afeto e carinho e descobrimos que não estamos sozinhos. Acolhemos e nos fortalecemos coletivamente. Cada um tem o seu momento de fala e escuta, até o silêncio é respeitado”, destaca Luana Melo.

Para a diretora executiva do HMAR, Dra. Patrícia Neves, a Terapia Comunitária Integrativa é uma estratégia fundamental de cuidado com quem cuida.

“Os nossos colaboradores lidam diariamente com situações de grande carga emocional. Oferecer um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional é uma forma concreta de valorizá-los e cuidar da saúde mental de quem está na linha de frente. A TCI reforça o compromisso do HMAR com a humanização, o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho”, afirma.

Reconhecida como uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS), a Terapia Comunitária Integrativa é a única prática dessa natureza criada no Brasil. Atualmente, está presente em 23 estados brasileiros, conta com mais de 7 mil terapeutas formados e possui reconhecimento internacional, incluindo instituições acadêmicas como a Universidade de Harvard.

Mais do que um espaço terapêutico, a Terapia Comunitária Integrativa representa um importante investimento do HMAR no cuidado com seus colaboradores. A iniciativa é voltada exclusivamente aos funcionários da unidade, oferecendo um momento de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional para aqueles que estão diariamente na linha de frente do cuidado com a população. Ao promover esse espaço de partilha e apoio mútuo, o HMAR reafirma seu compromisso com a saúde mental, o bem-estar e a valorização de seus profissionais.