HMAR realiza a primeira reunião de Enfermagem de 2026

Na última quinta-feira (05), a direção de Enfermagem do Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca promoveu o 1º encontro da classe.

Com a premissa de garantir a segurança e a qualidade assistencial no binômio mãe-filho, focando na estruturação, padronização de processos e humanização do atendimento, os enfermeiros e técnicos da unidade firmaram o compromisso de aplicar os seis eixos estratégicos, como pilares fundamentais, que guiarão todas as ações do setor.

O primeiro é garantir a qualidade do cuidado nos processos de assistência; seguindo a segurança do paciente, com protocolos rigorosos para evitar infecções hospitalares, erros de medicação e eventos adversos, focando na identificação correta, cirurgia segura e prevenção de quedas. Não menos importante: a padronização dos processos e procedimentos operacionais padrão (POPs) estabelecidos pela instituição; ofertar assistência humanizada e segura; identificar proativamente riscos potenciais no ambiente da maternidade; e promover a Educação Continuada, capacitando continuamente as equipes de Enfermagem.

O setor de Enfermagem se comprometeu a estruturar as atividades em consonância com as diretrizes da ONA (Organização Nacional de Acreditação), implementando processos e adotando instrumentos de gestão. Com um diagnóstico setorial e análises, a Enfermagem pode oferecer propostas de melhoria que deverá priorizar qualidade e segurança dos pacientes.

A diretora de Enfermagem do HMAR, Maria Cavalcante, ao fazer a apresentação citou: “O trabalho das coordenações de Enfermagem é muito importante e estratégico, não apenas operacional. Um trabalho bem feito fortalece a categoria, seja qual for a unidade de saúde”.

Outra questão sobre o planejamento de Enfermagem 2026 é a construção conjunta, em que todo o profissional pode contribuir, pois são os protagonistas da mudança. Lembrando que a maior categoria profissional do HMAR são as equipes de Enfermagem.