Ontem (27), no Palácio Guanabara, foi realizada a cerimônia de afiliação do estado do Rio de Janeiro à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, iniciativa coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A Instituição de Longa Permanência para Idosos Luiza Olindina da Silva Alves foi escolhida como representante do município de Angra dos Reis para a cerimônia.
Com esta adesão feita através da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável, o Rio de Janeiro passa a participar ativamente do processo de incentivo, apoio técnico à certificação dos municípios interessados em se tornarem reconhecidos internacionalmente como Cidades Amigas das Pessoas Idosas.
Com este passo, o estado fortalece a construção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo, saudável e com garantia de direitos. A participação como membro afiliado permite ampliar o diálogo internacional, fortalece parcerias institucionais e dá, aos municípios fluminenses, apoio no desenvolvimento de ações alinhadas às diretrizes da OMS.
Vale lembrar que a ILPI Luiza Olindina da Silva Alves já é referência entre os 92 municípios do estado do Rio, que na cerimônia de ontem, tornou-se o segundo estado do Brasil a receber a certificação.
“Somos a primeira instituição do segmento a receber a Acreditação ONA Nível 1 no país. E sim, acho que podemos contribuir para que Angra dos Reis alcance o credenciamento como Cidade Amiga das Pessoas Idosas”, declarou Vanessa Fonseca, diretora da ILPI.





