Na ala de Saúde Mental do Hospital Municipal Raphael de Paula Souza, em Curicica, uma pequena horta no jardim interno foi adotada como terapia.
A iniciativa foi da diretora da unidade, Neise Villar, para tirar alguns pacientes do ócio. A própria diretora forneceu insumos para o projeto.
“Este setor exige uma atenção diferenciada e para tal buscamos essa linha terapêutica. Vi um projeto parecido num CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), achei a ideia ótima e a direção do Hospital Raphael abraçou a ideia, junto com os setores de Manutenção e Jardinagem”, informou a coordenadora de Saúde Mental da unidade, Claudia Cristina Anacleto Coelho.
Horta terapêutica é uma oficina e um espaço de cuidado dentro dos CAPS onde o cultivo de plantas, hortaliças e ervas é utilizado como parte do tratamento de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais.
Além da horta, a ala de Saúde Mental do hospital tem pinturas de painéis. Tudo começou com a ideia da direção em dar mais cor à área com os próprios pacientes participando da pintura da unidade, dando cor e ares mais alegres à unidade que é referência em tratamento de doenças infecto contagiosas.







