IGEDES promove roda de conversa sobre Consciência Negra e reforça a importância do diálogo nas empresas

O Instituto de Gestão e Desenvolvimento (IGEDES) realizou, no dia 4 de dezembro, duas rodas de conversa, dedicadas ao tema “Por que Consciência e não Orgulho Negro?”. A atividade integrou a programação interna voltada à promoção da equidade racial e ao fortalecimento das ações educativas dentro da instituição.

O encontro contou com a participação do professor Ugo Cruz, especialista em relações étnico-raciais, geógrafo formado pela UFF e pós-graduado em História do Rio de Janeiro. Com 25 anos de experiência na rede pública e privada, Ugo conduziu uma conversa aprofundada que esclareceu dúvidas, desfez equívocos comuns e trouxe reflexões sobre o real significado da Consciência Negra no contexto social e histórico brasileiro.

Segundo os participantes, a roda de conversa proporcionou um ambiente acolhedor para trocas e aprendizado, abrindo espaço para que cada pessoa pudesse compreender melhor o papel da data e sua relevância no combate ao racismo estrutural.

A analista de RH e organizadora da ação, Lohana de Araujo, destacou a importância da iniciativa dentro do IGEDES. “Neste encontro, discutimos questões raciais com seriedade. É muito importante reconhecer a necessidade de falar sobre esse tema dentro da empresa. A educação nasce do diálogo, desses momentos de escuta e troca”, afirmou.

A atividade reforça o compromisso do IGEDES em promover ambientes inclusivos e fomentar debates que contribuam para a conscientização, o respeito e a valorização da diversidade social.