Em seu último encontro do ano, o grupo Diabetes Entre Nós, do Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho – referência em pediatria no estado do Rio de Janeiro – se reuniu na quinta-feira (27), neste que foi o ano do seu surgimento.
Este grupo de apoio, que surgiu este ano, busca a troca de informações sobre a doença e seu tratamento. O grupo une variados profissionais da unidade, com os pacientes diabéticos e seus responsáveis.
Com um clima amistoso e com muitas risadas, o grupo iniciou tratando das datas festivas que se aproximam, como o Natal e o Ano Novo, e sua implicação na alimentação. O hospital costuma receber mais pacientes com descontrole glicêmico no mês de janeiro.
“Na época de Natal é natural que participem da ceia, mas não deve se esquecer da aplicação da insulina, nem da basal ou da insulina de correção – e até aumentar essa de correção”, explicou Clarissa Osório, endocrinologista do hospital, lembrando também que as crianças devam fazer exercícios físicos.
Já a nutricionista Alexandra Bueno, também reforçou o controle glicêmico: “sabemos que vão comer um pouco mais, porque estão participando da festa familiar, mas devem fazer o controle glicêmico, redobrando as atenções. É possível curtir mas com responsabilidade”. No dia seguinte, a dica é retornar à alimentação saudável e fazer atividades físicas.
Em seguida, a equipe da Pedagogia Hospitalar realizou uma dinâmica em que os participantes ouviam frases e tinham que definir se eram Fato ou Fake. O jogo foi dividido entre duas equipes: as crianças, que acertaram várias perguntas, e a dos adultos – seus responsáveis. Dentre os questionamentos, podemos citar: “diabético não come doce”, “após tomar insulina regular eu preciso esperar para comer” e “o órgão responsável pela produção de insulina no corpo é o fígado”.
Em 2026, o grupo retoma seus trabalhos na promoção de saúde para quem tem diabetes!








