Palestra marca Outubro Rosa no Getulinho

Como parte das programações do Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama e do colo de útero, o Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) recebeu a enfermeira e psicanalista Rossana Monteiro para uma palestra com profissionais da unidade.

Superando o discurso de “guerreiras”, Rossana enalteceu a autoestima e autoconhecimento das mulheres. “Toda mulher tem uma história para contar e tem uma mão para estender”, explicou, reforçando que o diagnóstico precoce é a chave para o melhor atendimento.

Como parte da estratégia deste autocuidado, a realização do autoexame é uma das recomendações cruciais. Percebido algum sinal suspeito no toque, a mulher deve procurar ajuda profissional e ser atendida em exames clínicos e de imagem. Além do autoexame, a aquisição de hábitos saudáveis é fundamental para evitar danos na saúde.

Rossana ressaltou a importância da informação sobre as doenças circularem pelos meios de comunicação, na intenção da prevenção e conscientização.

Estimativas de 2024 do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicaram a ocorrência de 73 mil novos casos do câncer de mama no Brasil. É a maior causa de mortalidade entre as mulheres em todo o mundo.

A mamografia regular é recomendada para as mulheres de 50 a 74 anos a cada 2 anos. Com o diagnóstico positivo, essa mulher é assistida pela rede com consultas regulares, focadas nas particularidades daquela mulher.

O câncer do colo do útero também é foco no Outubro Rosa. Estima-se que são 17 mil novos casos no último ano. A vacina HPV é uma estratégia fundamental, com foco para meninas de 9 a 14 anos. Já o exame de Papanicolau é destinado para as mulheres entre 25 e 64 anos.

Sobre o papel da enfermagem nesse manejo, Rossana reforça que a classe facilita o acesso nas unidades de saúde e promove grupos de apoios (a rede de familiares, amigos e profissionais) que vão dar o suporte para essa mulher.

A vantagem é que temos o SUS, o Sistema Único de Saúde, de acesso gratuito e integral, apesar de todas as dificuldades. A Erika Bianchine, enfermeira do Getulinho que fez o convite para a Rossana, lembrou do último Dia Delas, no sábado (18), em que toda rede de Atenção Primária prestou uma série de serviços pela Saúde da Mulher.

Reforçando a importância de toda unidade de saúde estar sensibilizada na atenção, Rossana concluiu sua fala: “Desde a limpeza, até os atendimentos de recepção, até os atendimentos primários, todos nós somos parte da rede de apoio. Quem está atrás da mesa, quem está adiante da mesa, quem está na linha de frente, na coleta de exame… Cada um de nós está suscetível também, então é fundamental estabelecer essa união”.

Ações no Outubro Rosa – Durante todo o mês, uma exposição com simulação de mamas com sinais e sintomas de câncer pôde ser conferida no corredor do ambulatório. Além disso, na prerrogativa do bem-estar feminino, foram aplicadas sessões de maquiagem e a Agatha Silva realizou tranças nos cabelos de meninas e mulheres.

Rolar para cima