Pelo Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, a equipe de Nutrição do Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, de atenção pediátrica, rodou o hospital, instruindo sobre a alimentação saudável.
A quantidade ideal de propriedades de um prato deve ser formada por 50% de legumes e verduras, 25% de carboidratos e 25% proteína animal ou vegetal. Pela manhã, a coordenadora da Nutrição, Renilda Caldas fez a rodada no hospital junto com Vitória Jardim, enquanto Fabiana Cople e Julliany Campos circularam à tarde.
Além da indicação do prato mais saudável, trocas alimentares são importantes, como o achocolatado pelo cacau em pó; o nugget por alguma receita caseira; o biscoito recheado por pipoca – que tem mais fibras; o suco natural ao invés do industrializado; o macarrão no lugar do miojo; e sazon por temperos naturais. É bom também evitar os alimentos ultraprocessados, como as carnes embutidas.
Sobre a data – Segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 2025 buscou-se a colaboração internacional para construir um futuro pacífico, sustentável, próspero e dotado de seguridade alimentar. Trabalhando em equipe, entre governos, organizações, setores e comunidades, podemos transformar os sistemas agroalimentares para garantir que todas as pessoas possam ter acesso a uma dieta saudável, vivendo em harmonia com o planeta. Saiba mais aqui: www.fao.org/world-food-day/home/es








