Agosto Dourado: visita do HMAR à Ilha Grande

Nesta sexta-feira (22/08), foi realizado o segundo encontro com moradores da Ilha Grande com o Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca, na Casa de Cultura Constantino Cokotós (Vila Abraão), para abordar temas relacionados ao Agosto Dourado.

A cada encontro, a quantidade de participantes aumenta. Os profissionais do HMAR foram recepcionados pelo médico de Estratégia de Saúde da Família da ilha, Guilherme Floriano, e pela enfermeira Talise Oliveira de Miranda.

“Agradecemos o empenho do doutor Guilherme para que este encontro acontecesse. Ele estava ansioso para participar e trazer o nosso conhecimento para vocês. Nós oferecemos uma visita guiada na nossa unidade. É uma oportunidade para que vocês, futuras mamães e seus acompanhantes, conheçam como a maternidade funciona”. Informou a diretora executiva, Patrícia Neves.

O HMAR valoriza cada experiência que suas pacientes vivem na unidade, e faz de tudo para que seja um momento marcante e de alegria para as gestantes.

A passagem de pacientes no HMAR é uma oportunidade para que, além de ganharem seus bebês, possam adquirir conhecimentos.

Os temas discutidos nesta vista à ilha foram sobre a pega correta para amamentação, os benefícios do leite materno, as posições para amamentar o bebê, e esclarecimentos sobre o funcionamento da unidade.

“Nada substitui o leite materno”, alertou a diretora de Enfermagem do HMAR, Maria Cavalcante. “A mamadeira traz malefícios ao bebê, não apenas na alimentação, mas na língua e músculos da face, que mais adiante, pode trazer problemas de fala. Já a amamentação no seio faz com que o bebê estimule os músculos da língua.  Há riscos nos bicos de chupeta e de mamadeira, em provocar a candidíase mamária e podem acumular fungos quando mal esterilizadas. Chupetas podem cair no chão ou em sofás trazendo riscos para doença fúngica”. Alertou a diretora Maria Cavalcante.

A gestante de sete meses, Mailane Conceição dos Santos Luz, aproveitou o encontro para tirar algumas dúvidas. “Já sou mãe de dois meninos que nasceram prematuros. O meu segundo filho, Benício, nasceu em 2023 no HMAR, com a enfermeira Josie, profissional maravilhosa. Agora estou grávida de uma menina. Estive internada no HMAR por 45 dias, devido a complicações desta gestação. Fui acolhida de forma atenciosa e respeitosa. Apesar de já estar na minha terceira gestação, tirei algumas dúvidas que eu tinha, principalmente sobre posição de amamentar. Achei a aula da manobra de Heimlich para engasgos de bebês maravilhosa. Como é importante a gente ter conhecimento! No próximo encontro, já estarei com a minha menininha nos braços.”, disse Mailane, animada.

Rolar para cima